O que devo observar sobre a conservação e manutenção do imóvel?

Existem diferenças nas manutenções que devem ser realizadas pelos locadores e aquelas que cabem aos locatários. Toda e qualquer obra estrutural é de responsabilidade dos proprietários, já as manutenções de desgaste natural pelo uso regular e de conservação devem ser realizadas pelos locatários.

 

Manutenção na rede elétrica é responsabilidade de quem?  

A manutenção na rede elétrica pode ser de responsabilidade de ambas as partes, dependendo da situação. Se for um problema estrutural prévio à locação, então é de responsabilidade dos locadores. Se for devido a mal uso ou mesmo sobrecarga na rede, a responsabilidade é dos locatários e/ou da concessionária da energia elétrica.

 

Posso realizar uma manutenção sem avisar os locadores?  

Toda manutenção deverá ser informada aos proprietários com a maior brevidade possível, principalmente se envolver algo que altere a parte estrutural, uma vez que essa só poderá ser feita com autorização prévia.

 

Importante: você pode contatar a parte locadora através do formulário na aba contatos no site www.linkal.com.br, Assim, nossa equipe poderá entender o que está acontecendo e irá buscar a solução o mais rápido possível.

 

Quais são os tipos de manutenções que posso fazer?  

As manutenções que mais exigem cuidado são as rotineiras: limpeza das calhas, cuidado com a fossa séptica, limpeza da caixa d’água, limpeza da caixa de gordura, manutenção das dobradiças, controle de pragas e insetos etc. É importante ainda observar o telhado (caso a locação envolva um prédio/sobrado inteiro), principalmente após períodos de muito vento ou chuvas intensas. Os resíduos que ficam no telhado, se não retirados com cuidado (e por um profissional qualificado), tendem a gerar infiltrações e outros problemas que podem se agravar se não forem corrigidos. Mas lembre-se, a parte locadora precisa sempre estar informada do que está acontecendo no imóvel.

 

Tem uma infiltração no meu imóvel, o que devo fazer? 

Primeiro, é importante verificar a limpeza das calhas. Muitas infiltrações se originam quando a manutenção das calhas não é realizada ou não é executada corretamente. Após a verificação das calhas, é importante analisar a cobertura do telhado (lembre-se que essa análise precisa ser realizada por serviço especializado e com segurança). Quando não houver dano estrutural, é de responsabilidade dos locatários a correção desses pontos.

 

Importante: Caso a infiltração persista, você deve contatar a parte locadora através do formulário na aba contatos no site www.linkal.com.br que o setor especializado entrará em contato com você.

 

Preciso aparafusar materiais nas paredes, como devo proceder?

Caso o imóvel tenha paredes com azulejos ou porcelanatos, é importante observar que esses materiais, muitas vezes, não são fáceis de encontrar no mercado caso seja necessária a sua substituição. Se mesmo assim precisar afixar algo com buchas e parafusos, procure fazer junto ao rejunte, para ficar mais fácil a correção no momento da entrega do imóvel. Se as paredes forem de alvenaria, observe apenas que elas precisam estar reparadas adequadamente na entrega do imóvel.

 

O que devo cuidar na área interna do meu imóvel? 

De maneira geral, é importante que observe principalmente o estado de:

– Pisos, rodapés e paredes;

– Forros (gesso, madeira, PVC, etc.);

– Instalações elétricas (caixa de distribuição, disjuntores, tomadas, interruptores, pontos de luz, reatores, soquetes, fiação, etc.);

– Instalações hidráulicas (torneiras, registros, válvulas, sifão, vasos sanitários, ralos, pias, encanamentos, caixas de gordura, etc.);

– Aberturas (portas, janelas, cortinas metálicas, vitrines, grades, maçanetas, dobradiças, fechaduras, trincos, vidros, puxadores, roldanas, etc.);

– Mobiliário (móveis, corrimão, escadas, parapeitos, bancadas, acessórios de banheiro, etc.)

– Pragas e infestações (cupins, baratas, etc.).

 

Se tenho área externa na minha locação, o que devo cuidar? 

As áreas externas possuem os fatores clima e localização que devem ser levados em consideração. Se você está em uma localidade que tem muitas árvores e que venta muito, a frequência das manutenções e revisões deve ser maior, então observe principalmente:

– Calçada (quando não houver dano estrutural);

– Fachadas, toldos e marquises (caso existirem),

– Lixeiras, caixa de correio e demais mobiliários urbanos;

– Jardim e paisagismo;

– Torneiras e registros;

– Portão principal, portão eletrônico, alarme, interfone, campainha, controle de portão eletrônico, cerca elétrica, painel solar, painel de aquecimento;

– Calhas, rufos, cobertura de telhado (quando não houver dano estrutural);

– Manutenção e limpeza de caixa d’água;

– Manutenção e limpeza de fossa séptica.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Perguntas recentes